quinta-feira, setembro 14, 2006

Do kimono ao terno


Quem esteve presente na última sessão do corte seco participou de um instigante debate sobre o filme assistido (A bittersweet Life) e sobre o cinema de forma geral. Para não deixar o momento inteiramente restrito ao passado e as pessoas que presenciaram a sessão, deixo aqui algumas considerações que foram abordadas na ocasião. Ressalto que não se trata de uma crítica ao filme propriamente dito e nem mesmo as minhas idéias pessoais sobre questões lá colocadas.

Tentarei fazer um rápido levantamento do que foi discutido, deixando em aberto para possíveis colaborações (afinal, esse é o propósito do blog, neh?).

1 - Já parece bem claro para as pessoas que acompanham o cinema contemporâneo, que os orientais estão cada vez mais ousados e mais interessados em uma cinematografia criativa e pulsante. Porém, não se trata de um grupo homogêneo de cineastas com mesmos interesses estéticos, e a diversidade parece servir para abrilhantar ainda mais o todo que é o cinema oriental. Como exemplo, além de A Bittersweet Life (de Kim ji Woon), tem o cinema autoral de Wong Kar Way, de Takeshi Kitano (foto acima), de Hou Hsiao-Hsien, de Miike e tantos outros.

2 - O que nos chama a atenção é a forma como o cinema oriental se distanciou do ambiente feudal, mantendo forte a tradição cultural tão presente quando pensamos nos orientais. Se Kurosawa fazia pérolas como os ‘7 samurais’, ou mesmo ‘Macbeth’ no japão feudal, ou ‘Kagemusha - a sombra do samurai’, os cineastas contemporâneos usam o ambiente urbano e os gêneros consagrados (policial, suspense, terror) para nos brindar com personagens densos e uma estética mais próxima da cultura pop, dos mangás (vide animes e mesmo os filmes), e da estilização da violência.

3- Violência no cinema foi também discutido e já pede um artigo a parte, por isso não tocarei no assunto. (apenas um detalhe observado no filme em questão >> a atitude violenta do personagem central está sempre como elemento de sublimação de um sentimento interior. É a forma mais honesta dele se expressar. Foi bem observado na ocasião a força e a importância que a violência exerce na narrativa)

4 - 'A doce amarga vida' seria um bom título em português porque metaforiza o sentimento do personagem central. Apesar de que ‘Doce Tortura' (provável título me parece) é bem mais irônico.

5 - Sun Woo, o personagem central, é melancólico e o fato de não ter pra onde ir é o que o animaliza, algo próximo a um aforismo de Sun Tzu em 'a arte da guerra’, no qual ele diz para nunca se deixar o inimigo sem saída porque assim ele vira uma fera incapaz de ser domada (algo assim).

6 - o tema da vingança, tão recorrente nas narrativas de todos os tempos, continua sendo de extrema importância para o cinema, continua recorrente. Em ‘Bittersweet’, alguém observou que não é a vingança que move o personagem, e sim, a procura por uma resposta, uma busca desesperada em entender o ser humano e o mundo que ele habita.

7 - O terno de Sun Woo nunca amassa e alguém comentou que gostaria de ter um desse (será que estava pensando em se tornar um gângster estiloso à la Vicent Vega ou mesmo o próprio Sun Woo?)

8 - O humor inserido em uma trama densa como é o caso, quebra o tom geral da obra em um sentido positivo, pois alivia o espectador da tensão, e o prepara para a cena seguinte. Uma longa cena no meio do filme parece inteiramente deslocada do todo, e isso soou muito interessante... algo a se pensar mais.

9 - O filme é muito musical e embala o ritmo como num verdadeiro concerto. Acho até que falaram em ópera da violência.

E pra não chegarmos ao temido 10, que sempre tem cara de fim, termina aqui, lembrando que a próxima sessão será na quarta-feira, dia 20, com o filme 'Existenz', de Cronenberg e um curta de Scorsese feito em 1967. Pelo jeito, sangue, esquisitices, real x virtual, ou seja, muita coisa a se pensar. Cronenberg e Scorsese juntos? Certamente a sessão mais instigante até o momento (na minha opinião).

3 Comments:

At 3:31 PM, Blogger Ricardo [DIVERSITÀ] said...

hum...pra mim com essa frase vc confirmou que deve ser Caché ou Audiction o prox filme:

"Pelo jeito, sangue, esquisitices, real x virtual, ou seja, muita coisa a se pensar."

Caché e Audiction tem tudo isso de forma sutil, elaborada, autoral e dá um medo esquisito =P

uheuheuheuuhee

ass.: Ricardo

volto pra falar de Bittersweet life depois

 
At 3:18 PM, Anonymous Anônimo said...

Só sei que Sun Woo é o japa mais gato que eu já vi e eu bem que queria um cara desse, fiel, que morresse por mim!! hihihiihi

Outra coisa... sejam mais cautelosos com as expectativas em torno de Caché. Palavra de quem já assistiu.

 
At 10:41 AM, Blogger Alex Camilo said...

Eu acababei, mais uma vez, não podendo comparecer a sessão(que vergonha), mas só pra participar do debate: acho que sobre a questão do nome, acho que a única em que posso me meter,prefereria "Vida Agridoce" mesmo, rs. Acho que daria um duplo sentido interessante entre as caracteristicas caracteristicas peculiares da culinária oriental e a a do personagem. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeirinha.

Voui tentar fazer um esforço sobrenatural pra conseguir ver o existenz, afinal cronemberg é de longe um dos meus cineastas preferidos. Quanto a Caché ou Aldition de Miike? Embora goste muito dos 2, acho que esse povo tá precisando ver "Ichi The killer", rs. Mas visceral de que tripinha assada do Bar do Zé.

Um abraço, caros cienclubistas.

 

Postar um comentário

<< Home