quinta-feira, junho 08, 2006

Jan Švankmajer


Quem foi à primeira sessão do Cineclube Corteseco pôde conferir dois curtas do artista surrealista tcheco Jan Švankmajer, considerado um mestre da técnica stop-motion. O primeiro, The Flat (1969), exibe de forma onírica a clausura de um homem num quarto... digamos... bem atípico. O segundo, que não estava na programação – sendo exibido enquanto corrigíamos alguns probleminhas técnicos =D -, foi o Meat In Love (1989), que como o próprio nome sugere, narra o encontro amoroso entre dois pedaços de carne.

Ao vermos o filme The Flat, assim como outras obras de Švankmajer, somos levados a tecer diálogos com obras de outros artistas, como Buñuel (seriam aqueles “cães de Andaluzia?”), Magritte (o espelho que reflete as próprias costas da personagem), Kafka (clima claustrofóbico e absurdo) e Allan Poe (never more... never more). Vale ainda ressaltar que nos idos anos 60, 70 e 80 – décadas que Jan Švankmajer produziu mais obras -, coincide com a experimentação e consolidação do vídeo como meio de expressão artística.

Švankmajer nasceu em Praga em 1934. Seu primeiro curta de animação, The Last Trick of Mr. Schwarzewald and Mr. Edgar, é de 1964. A obra, que mostra um duelo entre dois mágicos, misturava atores e desenhos numa montagem bem surreal.

Realizador de 26 curtas-metragens, estreou na direção de longas com Alice, em 1987. Em 1994, realizou seu segundo longa, Faust. Premiado com o prêmio do Júri Jovem do 49º Festival de Locarno. Em seguida fez Conspiradores do Prazer (1996) e Otesánek (2000), seu último longa-metragem.

Quem quiser saber mais sobre o artista pode conferir na Wikipedia ou no site http://www.illumin.co.uk/svank/, ambos em inglês.

10 Comments:

At 10:01 AM, Anonymous Anônimo said...

yeah Mauricio...adorei as referências explicitadas por ti. Ressalto também, que mesmo tendo o caráter de claustrofobia digno de Kafka, o curta tem uma leveza cômica que o aproxima da obra de Chaplin. Destaco a cena em que o personagem tem um probleminha com um braço mecânico que bate nele, o que remete à famosa luta de boxe de carlitos no filme `luzes da cidade' (City lights,1931).
:)

 
At 12:50 PM, Blogger maurício liesen said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 12:51 PM, Blogger maurício liesen said...

=D Um digno patiche? heheh... realmente esqueci de ressaltar o caráter cômico... paródias e paráfrases que o tornam essencialmente contemporâneo, não?... abraço!

 
At 4:45 PM, Blogger Alex Camilo said...

quem quizer informações em portugues sobre o grande svakmajer é só ir em http://www.bulhorgia.com.br/colunas_svankmajer.htm

Um grande abraço

 
At 12:42 PM, Anonymous Anônimo said...

gostei d+ dos curtas desse cara ;)
seria legal vc's passarem mais coisas...

-> a ideia eh sempre rolar curtas no inicio da sessão? <-

 
At 4:02 PM, Blogger arthur lins said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 4:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 10:11 AM, Blogger arthur lins said...

pois eh prs...a idéia eh sempre pincelarmos a obra de um grande diretor, exibindo curtas dele.
Estamos vendo se achamos outro cara para a próxima sessão ou se exibimos outro curta de svankmajer (caso nao tenhamos acesso a obra de outro curta metragista a tempo)

=*
t daqui a pouquinho..
(pronto :p)

 
At 10:38 AM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
At 6:27 AM, Blogger Alex Camilo said...

Caros leitores do cineclubecorteseco, só pra constar, baixei o longa mais recente de Jan Svankmajer e é simplismente ducaralho! chama-se "Conspirators of Pleasure" e trata de de uma maneira pra lá de surreal os "desvios" sexuais de certos personagens. O filme praticamente não tem diálogos, mas no entanto nos prende a cadeira sem dó nem piedade. Recomendadíssimo!

Um abraço

 

Postar um comentário

<< Home