quarta-feira, junho 07, 2006

Depois de Horas

Relógios Moles (1933), tela de Salvador Dalí

Antes de tudo, quero registrar a minha surpresa ao ver tanta gente na sala Aruanda para assistir a primeira exibição do Cineclube CorteSeco, o filme 'Last Days'. Marcado para às 19h20, a sessão só foi iniciada às 20h30, possivelmente devido a uma falha de comunicação acontecida no departamento de comunicaçao da UFPB, local onde se darão os encontros. Mesmo assim, muitos ficaram e o filme foi exibido.

Antes de 'Last Days', os participantes assistiram à dois curta-metragens de um diretor Tcheco, Jan Svankmajer, sobre o qual falaremos depois (em outro post).

Bom..e 'Last Days' começou e felizmente não parou até o seu derradeiro 'último' minuto. Me furto a tratar do filme propriamente dito (pelo menos por enquanto), para deixar apenas as minhas impressões da noite. Com o atraso, algumas pessoas (ou talvez algumas e mais um pouco) foram embora antes do final da exibição, e não se tem por hora como saber se o que as distanciou do filme em questão foi o incessante tempo exigindo outros afazeres, ou se foi o próprio tempo imposto pela obra, excessivamente lento para alguns, essencialmente econômico para outros, definitivamente necessário para a própria estrutura do filme.

De qualquer forma, a exibição terminou tarde demais para qualquer conversa que pudesse esclarecer a questão, e acredito que ficamos todos 'quase' sós...com admiração, indignação, surpresa, tédio, ou simplesmente indiferença, depois que as luzes se acenderam e a sala se esvaziou por completo.

Pelo atraso, fica a esperança de que não mais ocorra.
Pelo filme, fica a certeza de sua escolha.

p.s.: realmente muito grato pela presença de todos. O público foi altamente respeitoso durante a exibiçao do filme e super compreensível com as 'falhas' que prejudicaram a sessão. Espero termos tempo para conversar da próxima vez ("2046", de Wong Kar Way, no dia 21/06).

2 Comments:

At 3:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Dps de um longo -contra-tempo..
..eis q se dá início a sessão!
Longa espera...Grande expectativa...
Hummmm..após mts minutos para assistir ao filme, mts outros minutos numa certa espera por algum 'acontecimento' nele...
No início: filme lento..demorado.. q tédio..sim, um tédio... fielmente transmitido ao público...o tédio dos ultimos dias do Blake'...
tédio..chatice..lentidão.. sentimentos componentes do personagem que alcançaram os espectadores..acredito que o objetivo, de forma mt interessante, atingido pelo diretor..;)
Carrego mt boas impressões do filme!
gostei.mt.

abco
[até 2046! ..hehehe..]

 
At 3:52 PM, Blogger arthur lins said...

oi...misteriosa 'prs' .hehehe
hum...sobre a lentidao do filme..acho q tu tens razao qdo fala ser o tédio inerente aos ultimos dias do personagem...e transmitido sensivelmente ao espectador...

o filme realmente vai contra a idéia de ação narrativa imposta pela maioria dos filmes que normalmente assistimos...

adianto q '2046' é um filme mais comprido (em tempo), porém mto mais ágil...em narrativa.

t lá.

 

Postar um comentário

<< Home